Team Coaching: Desbloquear o Potencial da Equipa

O desenvolvimento de competências de Executivos e Empresários tem sido uma preocupação constante neste século, na sequência do que tinha sido a última década do século XX, com o foco no desenvolvimento individual e coletivo, como acelerador do crescimento das empresas e da maximização do potencial humano.

Num vórtice de mudança, onde a colaboração é fundamental e a inovação é um imperativo, o Team Coaching ou Coaching de Equipas surgiu como um fator importante para o sucesso, face à miríade de desafios que as equipas enfrentam, desde personalidades e perfis diversos, a dinâmicas de trabalho híbrido ou remoto em diferentes geografias e culturas, tornando essencial que as organizações invistam em estratégias que melhorem o trabalho em equipa e aumentem a produtividade.

A decisão de 2023, de entrar numa outra geografia, com uma cultura nacional muito diferente da cultura portuguesa, aliada a culturas corporativas com muitos expatriados a par do talento local, confrontou-me com o inesperado; ou seja, a solicitação de Team e de Executive Coaching, mas este último como complemento das dinâmicas exploradas nas sessões de Team Coaching,  o que me fez repensar o meu posicionamento face a desafios de alguns clientes e do que necessitam para as suas equipas.

Aliás, a obra de Patrick Lencioni, lançada em 2002, The 5 Dysfunctions of a Team: a Leadership Fable,  identifica um modelo, que mais tarde vai ser retomado por Verne Harnish com estratégicas para as colmatar, como se pode ver na imagem abaixo, e este modelo identifica o que podemos e devemos trabalhar nas sessões de Team Coaching, face aos desafios trazidos pelos Coaches.

 

Acredito, porém, que as cinco disfunções identificadas por P Lencioni, se adensam se não partirmos de princípios que temos de ter por base, face aos novos desafios, com que os diferentes tipos de Equipas são confrontados, nomeadamente:

DEI

Atualmente, as equipas são mais diversificadas do que nunca, reunindo indivíduos com diferentes origens, perspectivas e conjuntos de competências e num processo de Team Coaching, antes de pensarmos em Diversidade e Equidade, temos de nos concentrar na promoção de um ambiente inclusivo, condições indispensáveis à aceitação da Diversidade enquanto tal. Com bases nestes dois pressupostos, Inclusão e Diversidade, podemos então partir para a criação de mecanismos de Equidade, elementar ao bem-estar e crescimento das Pessoas nas organizações.

Flexibilidade e Adaptação

A mudança está cada vez a um ritmo mais rápido , eu diria sem precedentes, exigindo que as equipas sejam ágeis, flexíveis e adaptáveis. Os Coaches estão a incorporar princípios ágeis, tais como o planeamento iterativo, o feedback contínuo e a definição flexível de objectivos, para ajudar as equipas a navegar na incerteza com confiança. Esta abordagem não só aumenta a capacidade da equipa para responder aos desafios, como também promove uma cultura de melhoria contínua.

Equipas Virtuais na Era Digital

Com o aumento do trabalho remoto e híbrido, também o Team Coaching ultrapassou as fronteiras físicas. O Coaching virtual tornou-se uma necessidade, permitindo aos Coaches ligarem-se a equipas espalhadas por todo o mundo. Plataformas online interativas, workshops virtuais e ferramentas de colaboração digital são agora parte integrante do processo de coaching.

Segurança Psicológica e Bem-Estar

Criar um ambiente onde os membros da equipa se sintam psicologicamente seguros é a pedra angular de um processo de Team Coaching eficaz, garantido que este decorre em completa confidencialidade e de acordo com o Código de Ética aceite e conhecido pelos membros da Equipa; pois somente quando estes se sentem seguros para expressar as suas ideias, correr riscos, e aprender com os erros sem medo de julgamento, a criatividade floresce, e a colaboração prospera. A segurança psicológica não só aumenta a confiança individual, como também reforça a inteligência coletiva da equipa.

Atenção Plena e Inteligência Emocional

No frenesim dos dias com agendas recheadas e reuniões intensas, manter a concentração é imperativo. Num processo de Team Coaching deverão ser praticadas técnicas de atenção plena e estar presente, o que vai ajudar os membros da equipa a gerir o stress, a melhorar a concentração e a aumentar o bem-estar geral.

À medida que navegamos nas complexidades do panorama empresarial atual, o Team Coaching continua a evoluir, adaptando-se às necessidades de mudança das equipas. Abraçar a diversidade, adotar metodologias ágeis e flexíveis, alavancar plataformas virtuais, dar prioridade à segurança psicológica, e integrar a atenção e o saber estar presente e a inteligência emocional são tendências chave que moldam o futuro do processo de Team Coaching, para poder lidar com as disfunções identificadas por P Lencioni. As organizações que investem nestas abordagens progressivas de coaching não estão apenas a libertar todo o potencial das suas equipas, mas  estão também a preparar-se para o sucesso sustentado no mundo dinâmico do trabalho.

Outros Artigos

Não perca os outros artigos. Há tanto mais por descobrir!